5 de out. de 2010
Relatos de cenas de Relíquias da Morte – Parte 1 em nova entrevista
O site Mugglenet publicou um relato de uma visita feita no Leavesden Studios durante as gravações de Harry Potter e as Relíquias da Morte – Partes 1e 2
ϟ “Realmente, eu acho que poderíamos fazer três filmes”, disse brincando o roteirista Steve Kloves ao produtor David Barron enquanto adaptava Harry Potter e as Relíquias da Morte. “Dois e meio, realmente”.
Enquanto a maioria dos fãs não se oporia a essa idéia, eles estão contentes com o que está por vir: pela primeira vez na história de Harry Potter um livro está se convertendo em dois filmes. E qual melhor livro que o último?
A maioria das filmagens de Harry Potter foi feita em Leavesden Studios, que fica só à uma hora de Londres. Um complexo de 500 mil metros quadrados. Do lado de fora você nunca diria que os fãs o chamariam de paraíso se tivessem a oportunidade de olhar do lado de dentro. Adereços, roteiros, figurinos, elenco e equipe têm vivido aqui pelos últimos dez anos.
É um lindo dia de Março, e entrar no prédio me dá uma onda de excitação. A cada filme, a equipe reúne uma sala cheia de fotos, adereços e detalhes da trama. Este foi o primeiro lugar em que estávamos indo. Era a primeira vez que eu estava indo ver essas coisas, já que somente duas fotos oficiais haviam sido publicadas para o público na época. Dando uma rápida olhada, uma das primeiras coisas que me impressiona é a arte da equipe de Umbridge no ministério. Todos vestem rosa, sua mesa é rosa, até mesmo suas janelas são rosa. É tão bom ver o retorno de minha personagem favorita.
Nós estamos aqui para cobrir as partes um e dois, então minha primeira pergunta para Dan como cada filme vai ser feito.
ϟ “A primeira parte é uma espécie muito estranha de ‘filme com jornada’”, ele nos diz. “As pessoas estarão vendo o Trio fora do Hogwarts pela primeira vez, o que é um grande negócio, já que começamos a filmar o sétimo enquanto estávamos fazendo a estréia para Enigma do Príncipe. Quando eu fui ver “O Enigma do Príncipe” eu estava pensando ‘Meu Deus, como o sétimo filme vai ficar diferente! ‘. Porque para ver esses personagens fora do que era um ambiente tão familiar vai esperançosamente fazer as pessoas verem eles de uma maneira diferente. E também, o primeiro filme é sobre a coleta de informações, todas as coisas que precisamos para a batalha final.”
O diretor David Yates mostrou esses sentimentos:
ϟ“O Trio está na estrada. Eles são muito pequenos em um mundo muito grande. Eles estão longe de Hogwarts – Esse grande e familiar lugar onde eles cresceram. Eles se sentem incrivelmente vulneráveis e frágeis no grande mundo dos trouxas. E eu filmei de uma forma que isso não é muito medido. Tem mais matéria prima para isso.”.
ϟ “O estilo da parte 1 é só da parte 1 porque, você sabe, nós sempre falamos que esses filmes são um pouco sobre a vinda da idade. Mas, quando você tira esses personagens icônicos e coloca-os nesse mundo perigoso. Tem um momento no filme que Harry e Hermione dançam pela primeira vez. É cheio de tensão sexual porque eles são ambos adolescentes e estão na fase em que Rony os deixa e há certa intimidade entre eles. Então existe todo tipo de canto em que você volta porque eles são jovens adultos. E trazendo essas coisas para o mundo real é realmente divertido e interessante porque a verdade parece só confirmar isso.”.
Apesar da filmagem da parte 2 estar acontecendo enquanto estávamos lá, já não havia vestígios da filmagem da parte 1.
Por exemplo, havia muitas fotos do casamento na tenda de imprensa. Lindas fotos de Fleur, Hermione, Bill, Hagrid, Madame Maxime em seus finos trajes bruxos. “A idéia era que o casamento teria tons franceses”, em honra das raízes de Fleur, nós fomos ajudados pela figurinista Jany Temime.
ϟ “Um casamento ao modo Weasley teria sido tragicamente ruim, um casamento francês nos permitiu ter estilo.”
Jany teve umas coisas interessantes para dizer sobre o design do vestido de Fleur.
ϟ “Fleur realmente gosta de roupas e ser bonita. Eu quis fazer para ela um verdadeiro vestido de princesa-bruxa. Mas eu também queria achar uma temática bem ‘bruxa’, então pensei na fênix. Sendo a fênix uma ave, ela representa eternidade e amor. O laço foi feito à mão e custa uma fortuna. O laço é todo quebrado porque o vestido está na família por gerações.”
Levou meses para projetar e criar fisicamente o vestido de Fleur. “Foi um pesadelo”, Jany nos diz: “Tivemos que criar uma cópia exata.”
Como os fãs sabem, pouco antes do casamento é quando o plano de Sete Potters entra em ação. Dan tinha muito que fazer nesta cena, que ele descreveu como uma das mais “assustadoras” que eles já gravaram.
ϟ “Foi uma cena altamente técnica de efeitos visuais,” ele diz.
Como ele pode provar isso?
ϟ “Somente esta cena levou 95 takes”. Disse, suspirando.
ϟ “Sim, você pode dizer isto.” Nós rimos.
Daniel explicou para nós como a cena foi tecnicamente trabalhada. Foi uma grande descrição, mas não faria sentido descrevê-la se você não o viu explicando com seus movimentos. Em poucas palavras, eles usaram uma câmera controlada por computador que filmaria “Exatamente o mesmo take no mesmo momento exato” muitas e muitas vezes.
Eles usaram esta câmera para cada um dos sete Harry’s na sala para que eles pudessem fazer todos eles aparecem na tela ao mesmo tempo. Demorou cerca de dez takes para cada Harry – daí todos os 95 takes para a cena de desenrolar com todos eles lado a lado.
Ele gostou de interpretar os outros personagens.
ϟ “Não havia meio termo – diz ele ao tentar explicar suas imitações – alguns são tão sutis que você não tem idéia do personagem que ele deveria ser. Ou, de forma caricata e exagerada que não se tem nenhuma dúvida de que personagem eu estou interpretando. Mundungo será o mais óbvio.”.
Nos livros de Harry Potter, tomando Poção Polissuco muda-se a voz do consumidor. Para a cena dos Sete Potters no filme, Dan explica: “Eu acho que eles não vão mudar a minha voz [para todos os Potters]. Eu acho que nós estabelecemos que Polissuco talvez não altere a sua voz, embora aconteça isso outros filmes, mas talvez este grupo seja mais fraco.”.
Ele falou com carinho do seu trabalho sobre a cena.
ϟ “Fiquei muito satisfeito pela maneira como eu me encaixo em traje de Fleur.” Nós rimos e eu pedi mais uma pergunta. Ele corta, “Eu tenho que parar de dizer que fico bem com roupas de menina. Já há todos estes rumores, Jesus.”.
No final da parte 1, Belatriz e Hermione tem um momento que foi filmado de maneira diferente que a maioria das cenas.
David Yates revelou isto quando ele estava falando sobre ser capaz de puxar aplausos de uma platéia em uma experiência teatral:
ϟ “Há esta tortura com Belatriz. Emma tinha muita vontade de fazer esta cena. Eu disse: ‘Tem que ser espetacular, e nós temos que ter muito cuidado de como fazê-la. E [Emma] entregou-se completamente no processo. O que fizemos foi montar um par de câmeras e Helena ficou em cima de Emma. Basicamente, ela escreveu “sangue-ruim” em seu braço. Ela estava marcando-a em sua pele.”.
ϟ “Nós apenas deixamos tudo acontecer por alguns minutos, cerca de três ou quatro. Nesses minutos houve alguns bons e maus momentos. E alguns minutos, não tão bons. E havia um ou dois takes realmente poderosos, onde Emma foi capaz de ir além e esquecer que estava atuando. Ela ainda está atuando, mas ela se perdeu neste processo por um momento. E os gritos eram bastante horríveis de ouvir. No estúdio, todos se sentiam desconfortáveis. Todo mundo meio que se afastou um pouco. Foi uma energia muito estranha no set de filmagens, porque parecia que ela estava… exorcizando demônios, realmente, ao mesmo tempo em que fazia a cena. Foi muito interessante.”
Depois de algumas entrevistas, nós fomos visitar o departamento de criaturas. É uma das minhas áreas favoritas. Toda criatura e fantasia que você já viu, estão aqui. Fawkes, o trasgo da masmorra, Aragogue, Dobby, Dobby morto, Dumbledore morto e cabeça de Hagrid (por dublês), citando alguns.
O nosso guia leva-nos a Caridade Burbage, que você verá no início da parte 1. Eles fizeram uma dupla mecânica da atriz para que ela não tiver que pairar sobre a mesa na Mansão Malfoy quando eles estavam filmando. “Ela é muito delicada,” nosso guia departamento de criaturas nos diz como o robô se depara com dificuldades de movimento. Ele aperta um botão para ativar a sua torção e momentos. Há um grande sinal de “NÃO TOQUE” sobre ela, mas o guia não perde tempo a dizer-nos:
ϟ “Sinta-se livre para se aproximar, ela é muito divertida de tocar.”.
De volta à tenda de imprensa, o cenógrafo Stuart Craig – que é responsável pelos menores detalhes visuais nos filmes de Potter – tinha algumas coisas interessantes a dizer sobre como Hogwarts tem mudado ao longo dos anos:
ϟ “O tipo de cor de mel usado nos filmes anteriores foi mudado. Não completamente, mas nós fomos escurecendo-o nos filmes mais recentes. Quando começamos a trabalhar nos filmes, só havia dois romances de modo que nem tudo era conhecido.
Então nós tivemos mudanças. Algumas alterações foram forçadas sobre nós. A Torre de Astronomia tinha que aparecer no meio de todo o complexo. O pátio teve de ficar maior e maior – em particular no final da grande batalha. O viaduto que leva você a partir do pátio para a entrada principal do Salão Principal. Essa relação mudou ao redor. E então, tem havido outras melhorias que fizemos porque poderia ser melhorado.”.
Quaisquer preocupações que eu tive sobre a divisão do livro foram eliminadas pela paixão do elenco e equipe por esses últimos filmes. Eles estão trabalhando incessantemente para que esta seja a melhor adaptação da série do maior livro de todos os tempos.
A Parte 2 da entrevista – a ser lançada perto de julho – trará entrevistas com mais uma grande equipe e do elenco. Você vai saber o que eles estavam filmando o dia em que visitamos (foi épico), e eu vou contar uma mudança do roteiro original que irá perturbar alguns fãs e agradar os outros.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário