Trailer de HP7: Parte 2



Filmes

Harry Potter e a Pedra Filosofal


Harry Potter e a Pedra Filosofal é um filme de 2001, baseado no primeiro livro da série Harry Potter, escrita por J.K. Rowling. Dirigido por Chris Columbus, o filme introduz Harry Potter, um garoto que descobre em seu aniversário de onze anos que é um bruxo e é mandado para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts para iniciar sua educação em magia. O filme estrela Daniel Radcliffe como Harry Potter, assim como Rupert Grint e Emma Watson como os melhores amigos de Harry, Rony Weasley e Hermione Granger, respectivamente. O elenco adulto inclui Richard Harris, Maggie Smith, Robbie Coltrane, Alan Rickman e Ian Hart. A Warner Bros. comprou os direitos da adaptação cinematográfica do livro em 1999. A produção começou em 2000, com Columbus sendo escolhido entre uma pequena lista de diretores para criar o filme. Rowling insistiu para que todo o elenco fosse constituído de britânicos ou irlandeses, com a intenção de manter a integridade cultural do livro no filme. O roteiro de Steve Kloves também teve que passar pela aprovação de Rowling. O filme foi filmado primariamente nos Leavesden Film Studios, mas também em construções históricas ao redor do país, e foi lançado em Novembro de 2001 no país de origem, assim como no Brasil e em Portugal. Além de ter contado com críticas geralmente positivas, o filme arrecadou aproximadamente US$974 milhões em bilheterias mundiais, sendo a oitava maior bilheteria da história do cinema.

Sinopse

Harry Potter é, aparentemente, um garoto comum que mora em um armário embaixo da escada, na casa de seus tios trouxas - que não são bruxos. Tudo muda quando, perto de seu aniversário de onze anos, ele recebe uma misteriosa carta da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e descobre que é, na verdade, um bruxo.
Seus tios acabam por tentar de todas as maneiras impedi-lo de ir para a escola de magia, mas ele é encontrado por Rubeo Hagrid, de quem vira grande amigo, e levado para a escola. A partir de então Harry é introduzido ao mundo mágico, onde ele descobre que seus pais não morreram em um acidente de carro, como seus tios o faziam acreditar, mas foram assassinados por um poderoso bruxo das trevas chamado Voldemort, que sumiu após deixá-lo com uma cicatriz em forma raio na testa, ao tentarem proteger sua vida. Ter sobrevivido ao ataque tornou Harry famoso entre os bruxos, dando a ele a alcunha de "o menino-que-sobreviveu". Porém, alguns bruxos acreditam que, apesar da aparente destruição de Voldemort naquela noite, ele ainda vaga pela terra, mais fraco e sem forças para poder continuar. Durante seu ano escolar em Hogwarts, Harry conhece seus dois melhores amigos, Ronald Weasley e Hermione Granger, aprende a jogar o esporte bruxo Quadribol, e acaba descobrindo que uma trama está sendo armada para preparar a volta do Lord das Trevas, levando Harry, Ron e Hermione a lutar para proteger a pedra filosofal (que pode conceder a imortalidade ao seu possuidor) de ser usada por Voldemort.



Prêmios e indicações
ϟ Recebeu três indicações ao Oscar nas categorias: Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino e Melhor Trilha Sonora.
ϟ Recebeu sete indicações ao BAFTA nas categorias: Melhor Filme Britânico, Melhor Ator Coadjuvante (Robbie Coltrane), Melhores Efeitos Especiais, Melhor Desenho de Produção, Melhor Som, Melhor Figurino e Melhor Maquiagem
ϟ Recebeu uma indicação ao MTV Movie Awards na categoria: Melhor Revelação Masculina (Daniel Radcliffe).

Estréia no Cinema

Reino Unido: 4 de Novembro de 2001
Estados Unidos: 14 de Novembro de 2001
Brasil: 23 de Novembro de 2001
Portugal: 30 de Novembro de 2001

__________________________________________________________________________

Harry Potter e a Câmara Secreta

 
Depois de férias aborrecidas na casa dos tios trouxas, está na hora de Harry Potter voltar a estudar. Um elfo doméstico, Dobby, chega a seu encontro para alertá-lo a não voltar, pois correrá grandes perigos se voltar para Hogwarts. Coisas estranhas acontecem, no entanto, para dificultar o regresso de Harry. Persistente e astuto, nosso herói não se deixa intimidar pelos obstáculos e, com a ajuda de seus fiéis amigos, começa o ano letivo na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.As novidades não são poucas. Novos colegas, novos professores, muitas e boas descobertas e... um grande e perigoso desafio, que fará com que Harry possa descobrir mais sobre seu misterioso passado e sobre o passado de seu grande inimigo Lord Voldemort. De acordo com uma lenda, Salazar Slytherin, o fundador da casa que leva seu nome, teria construído uma Câmara Secreta onde escondeu um monstro, e somente seu herdeiro poderia reabri-la para que o animal pudesse continuar sua missão. A suspeita de Harry ser o herdeiro de Sonserina (e, consequentemente, de ser o responsável pela reabertura da Câmara) deve-se ao fato de Harry ser um ofidioglota, uma característica rara entre bruxos, que pertencia também a Sonserina, motivo pelo qual os alunos passaram a suspeitar de Potter. Alguém ou alguma coisa ameaça a segurança e a tranqüilidade dos membros de Hogwarts. Um elfo doméstico perseguindo Harry no intuito de salvá-lo, mais suas táticas não muito convencionais podem acabar levando Harry à morte... Como eliminar definitivamente o mal que está aterrorizando a escola com petrificações e restaurar a paz na escola, para que Harry possa provar sua inocência diante de todos?

Prêmios e indicações

ϟ Recebeu três indicações ao BAFTA: Melhores Efeitos Especiais, Melhor Desenho de Produção e Melhor Som.
ϟ Recebeu uma indicação ao MTV Movie Awards: Melhor Interpretação Virtual (Dobby)



Estréia no Cinema

Reino Unido: 15 de Novembro de 2002
Brasil: 22 de Novembro de 2003
Portugal: 29 de Novembro de 2003

__________________________________________________________________________
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban


Coisas estranhas começam a acontecer fora da escola, primeiro as chateações com seus tios trouxas fazem com que Harry Potter, pratique magia fora da escola, Harry após sair da casa de seus tios conhece o transporte dos bruxos o Nôitibus Andante, uma adaptação cômica dos ônibus ingleses para o mundo da magia, é então que Harry descobre que um perigoso assassino chamado Sirius Black, evadiu-se da prisão e pode estar atrás dele para matá-lo. Harry descobre então que o famoso assassino é acusado de ter traído seus pais e por causa dele, seus pais foram mortos. Juntamente com Rony Weasley e Hermione Granger, seus melhores amigos, Harry Potter está em seu terceiro ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Os assustadores guardas da prisão de Azkaban foram chamados para vigiar as entradas da escola, pois ao que tudo indica o principal alvo de Sirius Black é Harry. O que acontecerá com Harry diante dessa ameaça?

Prêmios e indicações
ϟ Recebeu duas indicações ao Oscar: Melhores Efeitos Especiais e Melhor Trilha Sonora.
ϟ Recebeu quatro indicações ao BAFTA: Melhor Filme Britânico, Melhor Maquiagem, Melhores Efeitos Especiais e Melhor Desenho de Produção.


Estreia no Cinema

Portugal: 29 de Julho de 2004
Brasil: 4 de Junho de 2004

__________________________________________________________________________

 Harry Potter e o Cálice de Fogo


Antes do início das aulas, Arthur Weasley leva 4 de seus filhos e os amigos (Harry Potter e Hermione Granger) para assistir ao Torneio Mundial de Quadribol. Em meio as festividades pela vitória da Irlanda, surgem os Comensais da Morte e a Marca Negra de Voldemort, deixando todos bastante preocupados. Chegando em Hogwarts, para Fazer O Quarto Ano, Harry e seus amigos recebem boas notícias: a escola sediará o Torneio Tribruxo, recebendo os alunos de Beauxbatons e Durmstrang, que ficarão hospedados durante o ano, para competir. No entanto, apesar de ter apenas 14 anos, Harry é "escolhido" para representar Hogwarts, juntamente com Cedrico Diggory no Torneio Tribruxo, o que acaba causando uma desavença com seu amigo Rony Weasley. Devido ao Baile de Inverno, que ocorre devido ao torneio, nossos amigos, que estão no início da adolescência, começam a perceber o sexo oposto, causando o aparecimento dos primeiros sinais de tensão entre Rony e Hermione. Na última tarefa, Harry é transportado até um cemitério, onde Cedrico é assassinado com a maldição Avada Kedavra e Voldemort ressuscita utilizando o sangue de Harry. Harry, milagrosamente, consegue escapar de Voldemort, pois suas varinhas são irmãs (ambas foram feitas com penas de Fawkes, a fênix de Alvo Dumbledore e, devido ao priori incantatem, uma anula o poder da outra). Conseguindo retornar a Hogwarts, descobre que o professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, Alastor "Olho-Tonto" Moody, é na verdade Bartô Crouch Jr., um Comensal da Morte, que se infiltrou na escola usando a Poção Polissuco para tomar o lugar do verdadeiro Moody. Harry é considerado o vencedor do Torneio Tribruxo e, no encerramento das aulas, Dumbledore faz um discurso pela memória de Cedrico.

Prêmios e Indicações
ϟ Recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Direção de Arte.
ϟ Ganhou o BAFTA de Melhor Desenho de Produção, além de ter sido indicado nas categorias de Melhor Maquiagem e Melhores Efeitos Especiais.
ϟ Recebeu três indicações ao MTV Movie Awards, nas categorias de Melhor Herói (Daniel Radcliffe), Melhor Vilão (Ralph Fiennes) e Melhor Equipe (Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint).

Estréia no Cinema

Brasil: 25 de novembro de 2005
Portugal: 26 de novembro de 2005
Inglaterra: 18 de novembro de 2005
Estados Unidos: 18 de novembro de 2005

__________________________________________________________________________

Harry Potter e a Ordem da Fênix




Harry não recebe mais cartas de Rony e Hermione, o verão está insuportável e Harry escuta de repente um barulho na casa dos tios. Válter, o tio de Harry, desconfia que ele tenha sido o autor do barulho. Harry chateia-se e começa a andar pelas ruas quando vê o seu primo Duda e os seus amigos. A caminho de casa, Harry e Duda começam a discutir. Duda fala algo sobre Cedrico, e Harry puxa a varinha, mas não a usa. De repente, chegam dois dementadores que atacam Harry e Duda, e Harry usa magia para se livrar dos dementadores. A Srª. Figg, uma vizinha de Harry, chega e começa a falar que um tal Mundungo Fletcher o estava seguindo por ordens de Dumbledore, e saiu no seu turno de vigilância. Harry nunca imagina que a Sra. Figg fosse Bruxa, e ela revela-lhe que é um "aborto". Harry também se enraivece quando descobre que Dumbledore estava a pedir para que pessoas o seguissem. Quando chega na casa dos Dursley, os tios lhe pedem grandes informações sobre como tudo aconteceu, e chegam a pensar que o Harry usou magia contra Duda, mas o que mais preocupou Harry foi uma carta dizendo que ele fora expulso de Hogwarts. Minutos depois, chega outra carta dizendo que, em vez disso, Harry terá que comparecer a uma audiência disciplinar de noite com um grupo de pessoas, incluindo amigos de Harry como Remo Lupin. Eles levam-no em vassouras até a casa de Sirius Black. Harry encotra Rony Weasley, Hermione Granger e grita com eles um monte de coisas sobre toda a sua raiva do verão. Os amigos explicam o que é a Ordem da Fênix. Harry vai até a audiência com Arthur Weasley, pai de Rony. Na audiência, Harry, por um triz é absolvido. Na saída do Ministério, Harry e Arthur vêem o Ministro da Magia que ultimamente tem engrossado com Dumbledore por que ele não quer acreditar que Voldemort voltou, ao lado do Comensal da Morte, Lucio Malfoy. Harry, Rony e Hermione voltam à Hogwarts. Mas quando chegam lá, descobrem que há outra professora de Defesa contra as Artes das Trevas, contratada do Ministério da Magia, muito irritante chamada Dolores Umbridge, que resolve ensinar a eles por um livro, pois ela diz que não existe nenhum perigo fora de Hogwarts (duvidando do que Harry tinha dito, que Lord Voldemort voltara. Depois disso, eles tem uma discussão e ele acaba tendo que ter detenção). Na detenção, Harry tem que escrever "Eu não devo contar mentiras" em um papel com uma pena especial de Dolores. Mas quando se escreve alguma coisa no papel, a pena faz uma tatuagem em sua pele. Depois de algum tempo, Dolores fala para o Ministério que Hogwarts tem problemas seríssimos de disciplina, e o Ministério decide colocá-la como Alta Inquisitora de Hogwarts. Com isso, Harry e alguns de seus amigos fazem um grupo secreto chamado A.D. (Armada de Dumbledore) para ensinar verdadeira Defesa contra as Artes das Trevas. E o professor é Harry. Depois de algum tempo, a diretora Umbridge descobre tudo e acaba demitindo Dumbledore, pois suspeita que ele está por trás daquilo. Com isso, a A.D. ficou mais furiosa ainda e planejou um plano para banir Umbridge da escola

Prêmios
Ganhador do Prêmio National Movie Award da ITV nas categorias
ϟ Melhor Filme Familiar
ϟ Melhor Ator - Daniel Radcliffe
ϟ Melhor Atriz - Emma Watson

Estréia no Cinema

Brasil/Estados Unidos 11 de Julho de 2007
Portugal/Reino Unido: 12 de Julho de 2007 (com uma sessão extra no dia 11 de Julho em muitas salas do país)
__________________________________________________________________________


Harry Potter e o Enigma do Príncipe


Em Harry Potter e o Enigma do Príncipe, Lord Voldemort ameaça tanto o mundo dos Trouxas quanto o mundo dos bruxos, e Hogwarts já não é o local seguro de outrora. Harry suspeita que o perigo esteja dentro do castelo, mas Dumbledore está mais preocupado em preparar o bruxo para a batalha final que se aproxima rapidamente. Juntos, eles trabalham para superar as defesas de Voldemort. Para isso, Dumbledore recruta o velho amigo e colega, Professor Horácio Slughorn, um inocente bon vivant com bons contatos no mundo da magia, pois acredita que ele possui informações cruciais. Enquanto isso, os estudantes estão sob ataque de um tipo diferente de inimigo, já que os hormônios adolescentes se espalham pelo castelo. Harry se vê cada vez mais interessado em Gina, assim como Dino Thomas. E Lilá Brown decide que Rony é o namorado ideal, mas não esperava que os chocolates de Romilda Vane atrapalhassem seus planos! Já Hermione é tomada pelo ciúme, mas está decidida a não mostrar seus sentimentos. Romances surgem, mas um estudante segue isolado. Ele está determinado a deixar sua marca, mesmo que ela seja sinistra. O amor está no ar, mas a tragédia está no caminho, e Hogwarts pode nunca mais ser a mesma.


Prêmios e Indicações

Após o lançamento do filme, o longa concorreu a diversos prêmios pelo mundo, a qual venceu categorias importantes:
ϟ Scream Awards: Venceu na categoria de "Melhor cena do Ano" e "Melhor Figurino" além de ser indicado nas categorias de "Melhores Efeitos Especiais", "Melhor Sequência", "Ultimate Scream", "Melhor Ator: Daniel Radcliffe", "Melhor Atriz: Emma Watson", "Melhor Ator Coadjuvante: Rupert Grint" e "Melhor Atriz Coadjuvante: Evanna Lynch"
ϟ Teen Choice Awards: Venceu na categoria de "Melhor filme de aventura do verão"
ϟ Golden Flip: Venceu na categoria de "Filme do Ano"
ϟ Grammy Awards: Indicado em "Melhor Trilha Sonora"
ϟ BAFTA Awards: Indicado nas categorias de "Melhor Direção de Arte" e "Melhores Efeitos Especiais"
ϟ Oscar: Indicado em "Melhor Fotografia"
ϟ MTV Movie Awards: Venceu na categoria de "Melhor Vilão" - Tom Felton como Draco Malfoy
ϟ National Movie Awards: Venceu na categoria de "Melhor Filme Familiar". Além deste, a série foi agraciada com o prêmio "Reconhecimento Especial" pelo seu sucesso nos cinemas.
ϟ Saturn Awards: Indicado em "Melhor Filme de Fantasia", "Melhor Figurino", "Melhor Direção de Arte" e "Melhores Efeitos Especiais".

__________________________________________________________________________
Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1


Harry Potter e seus amigos, Rony Weasley e Hermione Granger, decidem não cursar o sétimo ano da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, cujo direção foi assumida por Severo Snape após a morte de Alvo Dumbledore e que agora responde ao Lorde Voldemort e seus Comensais da Morte; e, ao invés disso, encontrar e destruir as Horcruxes, objetos nos quais Voldemort depositou pedaços de sua alma para tornar-se imortal, antes que o bruxo recupere totalmente seus poderes matando Harry. Para partir nessa jornada, Hermione tem que fazer seus pais se esquecerem dela, o que ela faz, usando um feitiço que apaga todas as evidências de sua existência da mente deles e de fotografias. Graças a Comensais da Morte infiltratos no Ministério da Magia, Voldemort descobre que a Ordem da Fênix planeja mover secretamente Harry da casa de seus tios, os Dursley, em Londres, para a Toca, lar da família Weasley, e embosca o grupo, matando Olho-Tonto Moody e a coruja Edwiges no processo. Porém, Harry consegue chegar em segurança à Toca. Ele planeja iniciar sua jornada imediatamente, mas é convencido por Rony a partir junto com ele e Hermione após o casamento de seu irmão Gui com Fleur Delacour. No dia anterior à festa, o trio recebe uma visita de Rufo Scrimgeour, o substituto de Cornélio Fudge como Ministro da Magia, que lhes entrega os items deixados a eles por Dumbledore em seu testamento: Para Hermione, uma cópia do livro "Os Contos de Beedle, o Bárdo"; Para Rony, o Desluminador; e para Harry, o primeiro Pomo de Ouro que ele pegou em um jogo de Quadribol. A espada de Godrico Grifinória também foi deixada para Harry, mas foi confiscada porque Dumbledore não tinha direito de deixá-la como herança,pois era propriedade do diretor de Hogwarts,agora Severo Snape. Durante o casamento, Harry conhece Xenofílio Lovegood, o pai de sua colega Luna Lovegood, que possui um amuleto com um estranho símbolo. A celebração é interrompida por uma mensagem enviada por Kingsley Shacklebolt, avisando que Voldemort tomou o Ministério e irá atacar o casamento em busca de Harry, que aparata com Rony e Hermione para Londres. Após um breve confronto com alguns Comensais da Morte, eles rumam para o Lago Grimmauld, antigo lar de Sirius Black, que foi encantado para proibir a entrada de servidores de Voldemort. Lá, eles encontram o elfo doméstico da família Black, Monstro, que revela que o R.A.B. que havia roubado o verdadeiro medalhão de Salazar Sonserina, uma das Horcruxes, é Régulo Black, irmão de Sírius, e que o verdadeiro colar foi roubado dele por Mundungo Fletcher. O trio então interroga Fletcher, que revela que o medalhão está sob o poder de Dolores Umbridge no Ministério da Magia. Eles se infiltram no Ministério usando Poção Polissuco e conseguem roubar o medalhão e aparatar para uma floresta próxima, mas são incapazes de destruí-lo e forçados a usá-lo alternadamente, para diluir os efeitos negativos que ele têm sob o portador. Porém, este causa em Rony um surto de paranóia e ele abandona o grupo, acreditando que Harry e Hermione estão se tornando mais do que amigos. Naquela noite, Harry tem um sonho no qual ele vê Voldemort interrogando um fabricante de varinhas chamado Gregorovitch, que revela que a Varinha das Varinhas, a única varinha do mundo capaz de matar Harry sem ser a de Voldemort, que, por ser uma gêmea da de Harry, cancela os efeitos desta, foi roubada de sua loja muitos anos atrás por um jovem. Harry e Hermione visitam uma historiadora chamada Batilda Bagshot em busca da espada de Grifinória, mas são atacados pela cobra de Voldemort, Nagini, que também é uma Horcrux, mas escapam. No processo, Hermione descobre que o menino que roubou a Varinha das Varinhas era um bruxo chamado Gellert Grindewald. Naquela noite, Harry vê um patrono em forma de cervo, similar ao de seu pai, e o segue até um lago congelado, onde encontra a espada, mas é quase afogado pelo medalhão. Ele é salvo no último minuto por Rony, que consegue usar a espada para destruir o medalhão, enfrentando seus maiores medos no processo. Com isso, três Horcruxes estão destruídas (O diário de Tom Riddle, o anel de Tom Riddle e o medalhão de Slytherin), restando apenas três (Nagini, a taça de Helga Hufflepuff e o diadema de Rowena Ravenclaw), isso sem contar o pedaço da alma de Voldemort que ainda reside com ele. O trio visita Xenofílio Lovegood para perguntar-lhe sobre o significado do símbolo em seu amuleto, que eles viram diversas vezes durante sua jornada. Ele revela que este representa as Relíquias da Morte: A Varinha das Varinhas, a Pedra da Ressurreição e a Capa da Invisibilidade, que juntos, tornam seu mestre um senhor da morte. Ele então trai o grupo, entregando-o a Comensais da Morte, em troca da liberdade de sua filha Luna, que foi capturada. Harry tem uma visão de Voldemort interrogando Grindewald e descobrindo que a Varinha das Varinhas foi enterrada com Dumbledore. Os três são capturados e levados à Mansão Malfoy, onde Harry e Rony são aprisionados junto com Luna, o vendedor de varinhas Olivaras e o duende Grampo, enquanto Bellatrix interroga Hermione sobre como eles conseguiram pegar a espada de Gryffindor. Eis que surge o elfo Dobby, que resgata Luna e Olivaras e depois volta por Harry, Rony e Hermione. Apesar de conseguir teleportá-los para um local seguro, ele é atingido pela faca de Bellatrix e morre. Paralelamente, Voldemort abre a tumba de Dumbledore e rouba a Varinha das Varinhas, apontando-a para o céu.

Estréia no Cinema

Estados Unidos: 19 de Novembro de 2010
Brasil: 19 de Novembro de 2010
Portugal: 18 de Novembro de 2010