Trailer de HP7: Parte 2



Quadribol



O Quadribol é o esporte mais popular no mundo dos bruxos. Duas equipes de sete jogadores se enfrentam montadas em vassouras com o objetivo de marcar o maior número de pontos

Posições

Apanhadores
Os apanhadores são, em geral, os pilotos mais leves e mais velozes. Eles precisam ter a visão aguçada e habilidade de voar usando apenas uma das mãos ou nenhuma. Dada a sua imensa importância no resultado global da partida, pois a captura do pomo muitas vezes arranca a vitória das garras da derrota, os apanhadores são alvos do maior número de faltas dos jogadores do time adversário.

Artilheiros
Artilheiro é a posição mais antiga do Quadribol, pois outrora o jogo inteiro consistia em marcar gols. Eles atiram a goles um para o outro e marcam dez pontos todas as vezes que conseguem passá-la por dentro dos aros do gol. A única mudança significativa nesta função ocorreu em 1884, um ano antes da substituição das cestas por aros de gol. Foi introduzida uma nova regra pela qual somente o artilheiro que estivesse carregando a goles podia penetrar na pequena área. Se mais de um artilheiro entrasse, o gol seria impedido.

Batedores
Os deveres dos batedores mudaram muito pouco através dos séculos e é provável que eles tenham existido desde a introdução dos balaços. Sua primeira tarefa é proteger os jogadores de seu time dos balaços, o que eles fazem com o auxílio de bastões (no passadom, com massas). Os batedores nunca foram marcadores de gols, nem há qualquer indicação de que tenham usado a goles. Esses jogadores precisam de grande força física para repelir os balaços. Portanto, sua posição, mais do que qualquer outra, em geral é ocupada por bruxos em vez de bruxas. Os batedores precisam ainda possuir um grande senso de equilíbrio, porque, por vezes, torna-se necessário soltarem as duas mãos para rebater um balaço com ambas.

Goleiros
A posição de goleiro no Quadribol existe desde o Século XIII, embora sua função venha mudando desde então. Segundo Zacarias Mumps, o goleiro: deve ser o primeiro a chegar as cestas do gol, uma vez que é sia função impedirque a goles entre. O goleiro deve ter o cuidado de não se afastar demais para o lado do campo adversário para impedir que suas cestas sejam ameaçadas durante sua ausência. Contudo, um goleiro veloz pode marcar um gol e voltar às cestas em tempo de impedir que o outro time empate. Cada goleiro deve decidir individualmente como agir. Ou seja, no século XIII, os goleiros também assumiam a função de artilheiros podendo se deslocar por todo o campo e marcar gols.
 
Regras do Quadribol
 
1 - Embora não haja limitação à altitude a que um jogador ou uma jogadora podem voar durante uma partida, ele ou ela não podem deixar os limites do campo. Se um jogador ultrapassar esses limites, seu time deverá entregar a goles ao time adversário.



2- O capitão do time pode pedir "tempo" fazendo um sinal ao juiz da partida. Esse é o único momento que é permitido aos jogadores encostarem os pés no solo durante a partida. O tempo solicitado pode ser prorrogado até duas horas se uma partida já durou mais de doze horas. Decorrido esse tempo, se um time não retornar ao campo será desclassificado.


3- O juiz poderá aplicar penalidades contra um time. O artilheiro que vai cobrá-la deverá voar do círculo centrar para a pequena área. Os demais jogadores, exceto o goleiro adversário, devem se manter bem afastados enquanto a penalidade é cobrada.


4- A goles pode ser roubada das mãos de outro jogador, mas em circunstância alguma um jogador poderá tocar em qualquer parte da anatomia do outro.


5- Em caso de contusão, nenhum jogador será substítuido. O time continuará a partida sem o jogador contundido.


6- É permitido levar varinhas para o campo (o direito de sempre portar uma varinha foi estabelecida pela Confederação Internacional de Bruxos, em 1962, quando a perseguição dos trouxas contra eles atingiu o auge e os bruxos planejaram se refugiar em esconderijos), que, no entanto, não poderão ser usadas em circunstâncias alguma contra os jogadores do time adversário, as vassouras do time adversário, o juiz ou contra quaisquer das bolas ou espectador.


7- Uma partida de Quadribol só terminará quando o pomo de ouro for capturado ou por consentimento muto dos capitães dos dois times

Bolas do Quadribol

Balaços
Balaço é a denominação de uma das bolas utilizadas nos jogos de quadribol. Elas ficam trancados numa caixa e são enfeitiçados para perseguir os jogadores sem discriminá-los.

Ao começar a partida, o juiz abre a caixa e solta os balaços. Para evitar que atinjam os jogadores de seu time, os dois batedores de cada time devem rebater os balaços com bastões de madeira. Os balaços eram, antigamente, pedras voadoras. No início do Século XVI começaram a ser admitidos balaços de metal e às vezes até mesmo de chumbo. Atualmente, eles são feitos de ferro e têm vinte e cinco centímetros de diâmetro. Os balaços são enfeitiçados para perseguirem os jogadores sem discriminá-los.

Goles
A goles é uma das bolas usadas no Quadribol, o esporte mais popular no mundo dos bruxos. A goles é a bola mais comum do jogo e é usada pelos artilheiros para marcar gols em um dos três aros defendidos pelo goleiro. Das quatro bolas do quadribol, é a única que não foi enfeitiçada desde o início. Era apenas uma bola de retalhos de couro, muitas vezes com uma alça ou furos para os dedos, porque devia ser agarrada e atirada com apenas uma das mãos. Com a descoberta do Feitiço Prendedor, as alças e furos se tornaram desnecessários, pois o artilheiro podia manter a mão presa no couro enfeitiçado sem nenhum outro auxílio. A goles moderna tem 30 centímetros e meio de diâmetro e não tem costuras. Foi pintada pela primeira vez de vermelho em 1711, para que fosse distinguível do chão lamacento, todas as vezes que caísse. Pouco depois da goles ter mudado de cor a bola foi enfeitiçada para que,quando caísse, descesse lentamente em direção ao chão como se estivesse afundando em água. Esse tipo de goles, com o Feitiço de Levitação leve, recebeu o nome de Goles Pennifold, em homenagem à sua inventora: Margarida Pennifold


Pomo de Ouro
Desde 1100, a caça do Pomo de Ouro era muito popular entre os bruxos, sendo um pássaro muito comum no norte da Europa. Esse hábito trazia vários problemas com os trouxas, por estes muito freqüentemente verem bruxos voando enquanto caçavam o Pomo. Outro grande problema era a matança indiscriminada do pequeno animal. Em 1269 o Pomo entrou no jogo de quadribol quando o chefe do Conselho dos Bruxos, Barbero Bragge prometeu 150 galeões ao jogador que conseguisse apanhar o pássaro durante a partida. O relato do que aconteceu então está numa carta que Modéstia Rabnott, de Kent, mandou à sua irmã. Esta carta encontra-se em exposição no Museu do Quadribol. Soltar Pomorins durante a partida de quadribol tornou-se um hábito, mas um único jogador do time poderia apanhá-lo, o Caçador. O jogo terminava quando o passarinho morria, e o time que conseguia esta proeza ganhava 150 pontos, em referência aos 150 galeões oferecidos por Bragge. Em meados do Século XIII, Elfrida Clagg, então chefe do Conselho dos Bruxos declarou proibida a caça ao Pomorim, e também seu uso no quadribol. Foi então fundado o Santuário do Pomorim Modéstia Rabnott em Sommerset.

Lista de Times de Quadribol

A

Abutres de Vratsa

All-Stars de Sweetwater
Araras de Moutohora
Azulões de Fitchburg


B


Bombardeiros de Bigonville


C


Canhões de Chudley
Catapultas de Caerphilly


D


Duendes de Grodzisk


E


Encantadores de Tchamba
English Gobstones


F


Falcões de Falmouth
Flechas de Appleby
Francelhos de Kenmare

Frota de Vassouras de Braga
Furabolas de Quiberon


G


Gaviões de Heidelberg
Guerreiros de Woollongong
Gárgulas de Gorodok


H


Harpias de Holyhead


M


Martelos de Haileybury
Mata-Gigantes de Gimbi
Meteoritos Queixada-de-Alce
Morcegos de Ballycastle


O


Orgulho de Portree


P


Papagaios de Karasjok
P cont.
Pegas de Montrose
Presunçosos da Patonga


R


Raios de Sol de Sumbawanga
Rasa-árvores de Tarapoto
Rojões de Banchory


T


Tornados de Tutshill
Toyohashi Tengu
Tropas de Assalto de Stonewall
Trovões de Thundelarra
Time Nacional de Quadribol da Bulgária

Time Nacional de Quadribol da Irlanda

U


União de Puddlemere


V


Vagamundos de Wigtown
Vespas de Wimbourne


W


Welsh Gobstone