11 de out. de 2010
Explicação do motivo por Relíquias da Morte - Parte 1 não sair em 3D!
Depois do anúncio da Warner Bros. que Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1 não seria mais em 3D, pois estavam insatisfeitos com o resultado, um artigo sobre esse assunto foi liberado pelo site Variety.Veja a declaração abaixo:
ϟ A decisão da Warner para reverter o curso e não lançar “Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1″ em 3D atraiu aplausos dos defensores do formato, mas também ilustra os problemas de todos os estúdios que estão a enfrentar o problema do “boom” em 3D.
“Relíquias da Morte: Parte 1″ se torna o primeiro grande filme a cancelar um previamente anunciado 3D, devido a problemas de produção.Embora a decisão represente um acerto financeiro para a Warner, que terá que absorver o que ele já passou em dezenas de conversões e abdicar de milhões em bilheteria, os profissionais 3D vê-lo como um passo importante na evolução do formato.
Pela primeira vez, um estúdio traçou uma linha, preferindo não fazer 3D ao invés de produzir um 3D de má qualidade. A esperança é que agora haverá mais pressão para fazer 3D bom do que fazê-lo de qualquer jeito.“Nós aplaudimos a Warner Bros por defender a qualidade”, disse Barry Sandrew, fundador e presidente da empresa de conversão Legend 3D. ”A única maneira de produzir a conversão a qualidade é permitir tempo o suficiente.”Damian Wader, responsável pelo desenvolvimento de negócios da pioneira conversão, concordou com os comentários de Sandrew. O tempo é o “maior problema que todos nós já enfrentamos”, disse Wader. ”Este é um processo muito demorado, e nós somos convidados a começar estas coisas feitas em um prazo que não é compatível com o que há para fazer. Desejamos uma maior compreensão do que é preciso para fazer 3D venha junto com essa notícia”. Nem Legendas 3D nem em cada trabalho em “Relíquias da Morte” de conversão.
A decisão da Warner também ressalta o elevado valor que atribui à “Franquia Potter” – sobretudo porque não poderia ter eventualmente mais filmes de Harry Potter. Em uma recente entrevista com Oprah Winfrey, a autora JK Rowling disse que não descartou a possibilidade de escrever mais “Potter”.O foco da Warner agora muda para conversão de “Relíquias da Morte: Parte 2″, que segundo o estúdio vai sair em 2D e 3D em 15 de julho de 2011, como anunciado anteriormente.O estúdio trabalhou arduamente para salvar “Parte 1″ em 3D. Mas na sexta-feira, a Warner divulgou um comunicado admitindo a conversão não pode ser concluída a tempo para a liberação de 19 de novembro e anunciar que será apenas em 2D e IMAX.
O Imax era o fornecedor principal no esforço de conversão em 3D “Parte 1″, responsável pela sub-contratação de fornecedores a conversão de outros, rastreamento e controle de qualidade. Ele vai manter esse papel na “Parte 2″. A conversão para 3D é um novo negócio para Imax, que havia convertido 12 minutos de “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” para estereoscópica, mas nunca tinha convertido um quadro completo.Ao Imax foi dado o contrato de “Relíquias da Morte” mas não foi dada o sinal verde para começar a trabalhar até Agosto, colocando a empresa em atraso, mesmo desde o início.De acordo com várias pessoas que viram imagens convertidas, a qualidade era alta, mas a contagem final das cenas haviam caído. Não ajuda que o corte foi apenas recentemente bloqueado e efeitos visuais ainda estavam sendo concluídos.Nas últimas semanas, quando se tornou claro que os prazos estavam caindo muito, tanto Imax e o estúdio começou a luta por alternativas. Imax fez chamadas de emergência de ajuda para outras empresas de transformação 3D, mas não conseguiu encontrar compradores o suficiente para alcançá-los.O estúdio tinha tomado uma opção fora da mesa: liberando em 3D, não importa o quê. No início deste ano, o estúdio converteu o filmado em 2D “Fúria de Titãs”. Apesar de ter ganhado 493 milhões dólares em todo o mundo, havia críticos, incluindo alguns membros do estúdio, reclamando do visual. Mas a Warner aprendeu com a experiência, e os executivos decidiram que não querem correr o risco de “Harry Potter”, uma das jóias da coroa do estúdio.Na semana passada, o estúdio foi tão longe para chamar o produtor de efeitos visuais Randy Starr no Havaí a partir do 3D “Viagem ao centro da Terra” para ajudar em “Relíquias da Morte”.
O trabalho continuou na sexta-feira como os executivos lutando com a possibilidade da liberação de apenas cenas selecionadas em 3D, como foi feito no anterior “Harry Potter”, mover a data de lançamento, ou cancelar o lançamento em 3D. Mudança da data de lançamento se provou impraticável, e na manhã de sexta-feira, que decidiu retirar a ficha na conversão 3D.Sem 3D, a Warner perde dezenas de milhões em arrecadações potencial no filme. O último “Harry Potter” arrecadou US $ 302 milhões. Se o próximo fosse fazer negócio semelhante, se 30% das admissões foram para 3D -acrescentaria US $ 45 milhões para o PIB sozinho. Isso pressupõe um prêmio de 50% para 3D bilhetes. Uma percentagem mais elevada em 3D e mais admissões elevaria esse número de forma substancial.A declaração da Warner não descartou a possibilidade de um relançamento em 3D de “Relíquias da Morte: Parte 1″ em 2011, pouco antes do 15 de julho, no lançamento de “Parte 2″. Em uma indicação, a Warner ainda estava ponderando sobre seu próximo passo, a partir de sexta-feira, algumas equipes sobre a conversão em 3D de “Parte 1″ não tinha sido oficialmente lançado.Os artistas podem ser retidos para iniciar a “Parte 2″. Em qualquer caso, a Warner vai querer que a “parte 2″ esteja concluída com segurança, antes de desviar mais de seus recursos escassos para a conversão da “Parte 1″.
Qualquer relançamento de “Parte 1″ teria de ser limitada, talvez só para os cinemas Imax. A versão 3D para as semanas que antecederam a essa data já incluem “Piratas do Caribe” em 20 de maio, “Kung Fu Panda”, em 26 de maio, Pela própria Warner “O Lanterna Verde” 17 de junho e ”Carros 2″ em 24 de junho.Tem havido precipitação dentro da Warner Bros sobre problemas em “Harry Potter” e outras questões com o 3D.A responsabilidade pela supervisão 3D deslocou-se do departamento de pós-produção para o departamento de efeitos visuais. Isso reflete uma percepção crescente, da Warner e de outros estúdios, que os atuais processos de supervisão em 3D não são confiáveis.Mais genericamente, a indústria está acordando para o fato de que o negócio de conversão 3D está em sua infância e é muito menos robusta do que a empresa de efeitos visuais.O VFX pode ser feito rapidamente, no último momento, porque a indústria de efeitos visuais tem um grande excesso de capacidade a nível mundial. Executivos e diretores de cinema podem adiar decisões criativas e adicionar cenas até pouco antes da sua data de entrega e contar com a existência de dezenas de empresas e centenas de artistas para ajudar a cumprir os seus prazos.Para a conversão em 3D, por outro lado, há poucos fornecedores e tem capacidade pequena, então simplesmente não há um “gasoduto largo o suficiente” para fazer grandes quantidades de conversão 3D de qualidade rapidamente.Os advogados da conversão dizem que é possível entregar o filme em alta qualidade de 3D com o tempo e recursos suficientes – Como o filme da Disney “Alice no País das Maravilhas” e “G-Force”, por exemplo, tiveram o seu convertimento sem problemas.Lucasfilm distribuiu 15-27 meses para converter “Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma” para uma data de lançamento ainda não anunciada em 2012. Também não anunciou um cronograma para a conversão do restante da franquia.“Titanic”, que está sendo trabalhado para obter uma conversão em 3D, tem como alvo 15 de abril de 2012, o 100 º aniversário do naufrágio do navio, para um lançamento em 3D. Com 18 meses pela frente, os produtores permanecem atentos sobre se o trabalho já começou.ϟ
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário